Economia & Mercados
06/12/2018 11:10

BNDES/Eliane Lustosa: banco agora está apoiando os campeões invisíveis


Rio, 06/12/2018 - O lançamento do BNDES Garagem, programa de apoio a startups inovadoras, é um marco na mudança do papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), afirmou há pouco o presidente da instituição de fomento, Dyogo Oliveira. Reforçando o discurso neste contexto, a diretora de Investimento da instituição, Eliane Lustosa, disse que o programa é mais uma iniciativa de apoio aos “campeões invisíveis”.

“O BNDES vai transitar para uma atuação voltada para um conjunto de empresas inovadoras”, afirmou Oliveira, em um evento de lançamento de um edital de seleção de startups do BNDES Garagem.

Oliveira classificou o BNDES Garagem, anunciado no início do ano, como o melhor projeto lançado pelo banco de fomento em 2018 e destacou seu baixo custo. Segundo o executivo, o programa tem custo de R$ 10 milhões, o que dá “até vergonha” internamente por ser relativamente pouco diante dos “valores superlativos” do BNDES.

“O BNDES agora está apoiando os campeões invisíveis”, disse Eliane Lustosa, diretora de Investimento do BNDES, também presente ao evento, numa referência à política de apoio do banco de fomento à formação de grandes grupos multinacionais brasileiros, uma das marcas das gestões dos governos do PT, que ficou conhecida como “campeões nacionais”.

Apesar disso, Eliane reconheceu que o apoio a pequenas empresas inovadoras “não é de hoje”, e citou a criação dos fundos Criatec, para investimento “anjo” em startups. Segundo a diretora, o apoio é importante porque inclui gestão e cooperação, não apenas recursos financeiros. (Vinicius Neder - vinicius.neder@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos