Economia & Mercados
10/05/2022 13:51

ELA É Beatrice Ferrari, Blackbird: É difícil entrar na roda de homens


Por Bruna Camargo

São Paulo, 10/05/2022 - A advogada Beatrice Ferrari trabalhava na área de fusões e aquisições de um grande escritório em São Paulo quando percebeu que não era feliz com o que fazia. A visão era que, em uma mesa com duas partes muito interessadas em fechar um negócio, era a função dela que travava a conversa. Afinal, o papel do advogado à mesa é identificar e mitigar todos os riscos. Isso a frustrava - afinal, o que ela queria mesmo era fazer os negócios acontecerem.

Ferrari fez um curso sobre o mercado financeiro e não demorou a conseguir uma vaga na área de wealth do banco BTG Pactual. Algum tempo depois, sentiu que deveria seguir o impulso da família de empreendedores e abrir o próprio negócio. Ela observava o movimento de desbancarização no exterior e viu a XP decolando no Brasil, sabendo que ainda havia muito a acontecer no Brasil.

Assim, com dois sócios na época, Ferrari fundou a Blackbird Investimentos, com o intuito de profissionalizar os portfólios e mostrar para investidores que o mercado financeiro não se resume a um ou outro produto. Pelo foco da empresa em clientes wealth e corporate, Ferrari acabava circulando por rodas predominantemente masculinas - e, embora ela não tenha se sentido alvo de preconceito, observava que ser a única mulher naturalmente travava a fluidez de muitas conversas. Mas, ao contrário da época em que advogava, com o mercado financeiro não desanimou.

Hoje Ferrari atende pouquíssimos clientes e a ideia é que, em breve, seu foco seja unicamente na operação da Blackbird. Parceira da XP, a empresa acumula R$ 1,3 bilhão sob assessoria, com a meta de chegar a R$ 2 bilhões até o fim do ano.

Beatrice Ferrari é a décima entrevistada da ELA É, série do Broadcast que dá espaço a grandes assessoras e executivas na indústria de investimentos para falar sobre cenário, estratégias e ainda sobre carreira e desafios da profissão.

Leia a entrevista no Broadcast Investimentos. As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso