Política
12/03/2018 13:18

Maggi: falei para Meirelles sorrir muito porque ele é pré-candidato à Presidência


Cuiabá, 12/03/2018 - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, brincou há pouco com a chegada do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a um evento na capital de Mato Grosso.

“O ministro Meirelles chegou atrasado e falei para ele sorrir muito e ser muito simpático, afinal ele é pré-candidato à presidência da República. Com certeza todos os pedidos do governador (de Mato Grosso) Pedro Taques serão atendidos hoje por Meirelles”, afirmou, durante abertura do evento Gazeta Agro.

Há pouco, Taques reclamou da ausência de investimentos do governo federal em Mato Grosso e da falta de autorização por parte do Tesouro Nacional para que governos estaduais busquem empréstimos no exterior. Ele também pediu a regulamentação do fundo de compensação da Lei Kandir, que isenta de tributos - como o ICMS - os produtos exportados.

Carne Fraca. Maggi repetiu que o governo passou com mais tranquilidade pela terceira fase da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, na semana passada, em comparação com o ano passado, quando as investigações chegaram a paralisar as exportações para diversos países.

“Outros países querem se aproveitar das nossas falhas. A Carne Fraca do ano passado foi um terror; este ano esta mais leve. Nos antecipamos dessa vez e enviamos informações a todos os nossos parceiros comerciais”, voltou a dizer o ministro, no evento Gazeta Agro.

Maggi avaliou que as reações internacionais, que por vezes dificultam o acesso de produtos brasileiros a determinados mercados, são normais. Segundo ele, o trabalho do governo é buscar alternativas para a inserção desses produtos e trabalhar pela abertura de mais mercados.

“Não temos medo de competir com ninguém no mundo, não perdemos para ninguém em competitividade e preço. Mas reações de mercado são normais e temos de entender. Se a China aceitar todos os produtos brasileiros, quebra o pequeno produtor chinês. Temos de procurar alternativas, porque não há como vendermos tudo que queremos”, concluiu. (Eduardo Rodrigues, enviado especial - eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso