Política
18/07/2018 12:07

Meirelles: criarei centro de planejamento urbano e de transportes para viabilizar investimentos


Brasília, 18/07/2018 - O pré-candidato à Presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, prometeu há pouco colocar a mobilidade urbana sobre trilhos no centro da atenção do governo federal, caso seja eleito. Segundo ele, o objetivo é aumentar os programas de concessões nas áreas e reduzir o custo regulatório do setor.

"Vamos criar um centro de discussões de planejamento urbano e de transportes para viabilizar os investimentos privados, que são fundamentais. Vamos estabelecer regras duráveis que não poderão ser mudadas a cada momento, talvez até mesmo por meio de uma regra constitucional", afirmou, em palestra no Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos.

Meirelles considerou que a formação de mais Parcerias Público Privadas (PPPs) é fundamental para o crescimento da oferta de serviços de transporte, integrando os diversos modais. Ele também se comprometeu a dar independência e autonomia - inclusive financeiras - para as agências regulatórias do setor.

O ex-ministro da Fazenda disse ainda que trabalhará para criar mecanismos de segurança para que o setor privado possa investir. O pré-candidato lembrou que as dificuldades financeiras do Estado brasileiro impedem o aumento do investimento público nesse momento. "Na medida em que o Brasil cresça, a arrecadação irá aumentar e esses recursos poderão ser direcionados para os investimentos adequados", acrescentou.

Ele avaliou que a rapidez da urbanização no Brasil nas últimas décadas e o consequente crescimento das cidades nesse período tornou crucial o tema da mobilidade urbana sobre trilhos. "A migração rápida do campo para a cidade não foi acompanhada pelo planejamento e pelos investimentos dos governos passados",disse.

Segundo ele, as dificuldades e o tempo gasto no transporte diariamente pelos trabalhadores brasileiros retiram não apenas qualidade de vida das pessoas, mas também reduzem a produtividade das empresas.

"Precisamos promover uma revolução nas cidades brasileiras para democratizar o acesso ao transporte público, sobretudo sobre trilhos, que é o mais barato e eficaz. Também e necessário um melhor planejamento urbano e de moradia", completou.

Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Levy Fidélix (PRTB) também participarão do evento nesta quarta-feira. (Eduardo Rodrigues - eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso