Política
25/05/2022 15:42

Davos/Saúde/Queiroga: pandemia não acabou e preço das vacinas precisa cair


Por Altamiro Silva Junior

Davos, 25/05/2022 - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve hoje no Fórum Econômico Mundial e alertou que, por mais que as pessoas queiram, a pandemia não acabou. O governo estuda o “custo e a efetividade” de uma vacinação anual contra a covid como uma política pública e o ministro defendeu que os preços do medicamento precisam cair.

“As vacinas têm que diminuir o preço, não tem como continuar gastando R$ 38 bilhões para comprar vacinas”, afirmou a jornalistas. “A emergência de saúde pública de importância nacional já encerramos. Isso não quer dizer que se acabou com o vírus ou a pandemia.”

“A covid e o vírus vamos conviver por mais algum tempo”, disse após participar de debate. O importante é deixar o sistema de saúde preparado para eventuais pioras dos casos.

Apesar de ser um governo liberal, Queiroga disse que o Brasil não exclui a possibilidade de quebra de patente de antivirais. “Se for necessário algum tipo de medida para garantir acesso mais equitativo, é algo que tem que ser considerado.”

Queiroga disse que conversou com todas as indústrias farmacêuticas sobre os custos das vacinas.

Uma das queixas nos debates durante o Fórum é a dificuldade de os países mais pobres terem acesso às vacinas produzidas no primeiro mundo.

Contato: altamiro.junior@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso