Política
10/08/2022 16:23

Eleições 2022: Lula, Bolsonaro e Ciro já registraram planos de governo; leia principais pontos


Por Eduardo Gayer

Brasília, 10/08/2022 - Os três à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas - o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) - já apresentaram seus planos de governo à Justiça Eleitoral, passo fundamental para disputar o Palácio do Planalto. O prazo se encerra no próximo dia 15, às 19h.

Candidato do PT ao Palácio do Planalto, Lula protocolou seu programa de governo no domingo, 7. O documento prevê a revogação do teto de gastos, taxação de “super-ricos” e traz críticas à privatização da Eletrobras. “Precisamos recuperar seu papel como patrimônio do povo, preservando nossa soberania energética”, afirma o plano petista, que ataca a possibilidade de transferir Petrobras e Correios à iniciativa privada. Também há incentivo ao investimento público por meio de Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES.

Candidato à reeleição, Bolsonaro apresentou documento em que promete isentar de Imposto de Renda, a partir de 2023, quem ganha até cinco salários mínimos por mês. A manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 é outro ponto apresentado, bem como a revisão do sistema tributário brasileiro, com aumento da progressividade e aprimoramento da Previdência. Não há qualquer citação a uma possível privatização da Petrobras, embora o governo tenha incluído a estatal em carteira de estudos para desestatização. Tampouco há menção a mudanças ou manutenções no teto de gastos.

Já Ciro Gomes protocolou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda ontem. O pedetista pretende acabar com a política de preços internacionais (PPI) da Petrobras, instituída na gestão Michel Temer (MDB), e propõe reforma tributária, com taxação de grandes fortunas e retomada de imposto sobre lucros e dividendos. A redução de subsídios e incentivos fiscais em 20% logo no primeiro ano de governo é outro ponto do documento. O endividamento das famílias será renegociado em um eventual governo Ciro, promete o plano de governo.

O programa de governo da candidata do MDB, Simone Tebet, não consta do sistema do TSE. A assessoria de imprensa da senadora foi questionada sobre quando pretendia fazê-lo, mas não retornou aos contatos.

Já constam ainda os planos de governo de Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU).

Contato: eduardo.gayer@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Política
10/08/2022 11:21
Bolsonaro sobre Braga Netto: tenho orgulho de ter ao meu lado na função de reserva
Política
10/08/2022 11:21
Bolsonaro: excelentes pessoas poderiam ocupar vaga de vice, mas escolhi general de exército

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso