Política
08/08/2019 21:51

'Comprei briga com todo mundo', diz Bolsonaro, em live, sobre garimpo em terra indígena


Por Mateus Vargas

Brasília, 08/08/2019 - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quinta-feira, 8, que o governo trabalha em proposta de legalização do garimpo “não só na tua fazenda, como em terras indígenas”. “Agora comprei briga com o mundo todo”, afirmou.

Segundo o presidente, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, está trabalhando na minuta da proposta.

As declarações de Bolsonaro foram feitas durante “live” semanal nas redes sociais. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e três indígenas da região da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, participaram da transmissão.

O presidente voltou a afirmar que territórios demarcados para indígenas são, na verdade, dominados por ONGs. Repetiu ainda declarações de que os índios têm vontade de explorar economicamente suas terras com garimpo, agricultura e turismo.

Salles defendeu que regularizar a exploração de terras indígenas permitiria ao governo fiscalizar o que é extraído ou cultivado nestes locais.

O presidente Bolsonaro disse ainda que o governo precisa vencer uma suposta “guerra de informações” para conseguir aprovar projetos no Congresso que alteram regras sobre terras indígenas. Ele afirmou que há uma “farsa” alimentada por ONGs e por parte das entidades católicas, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). “Diferentemente de (grupos) evangélicos”, ponderou o presidente.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso