Política
19/05/2020 12:58

São Paulo ultrapassa 5 mi mortes pela covid-19, diz secretário de Saúde


Por Pedro Caramuru

São Paulo, 19/05/2020 - O secretário de Saúde, José Henrique Germann, informou que o Estado apresenta 65.995 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Entre ontem e hoje, foram novas 2.929 confirmações, ou um acréscimo de 4,6%.

Desde o início da pandemia 5.147 pessoas morreram por causa do vírus no Estado. Nas últimas 24 horas, foram registradas 324 mortes, um aumento de 6,7%, e mais de mil mortes em apenas uma semana - na terça anterior, 12 de maio, eram 3.949 óbitos.

Segundo o secretário, a ocupação de leitos de UTI é de 71,4% em todo o Estado e de 88% na região metropolitana da capital. Ontem, os índices eram de 69,8% para o Estado e de 89,3% na Grande São Paulo.

Apelo. Ao informar os números, o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, fez um apelo para que, durante o feriado prolongado marcado para os próximos dias, a população não saia de casa. "O feriado que nós temos pela frente não é um feriado de lazer, é um feriado em casa", ele disse. "Não é para ir para a praia, não é para ir para os parques - mesmo porque estão fechados - tem de usar a máscara do mesmo jeito."

A marca de 5 mil mortos foi atingida enquanto a Prefeitura da capital e o governo estadual tentam estimular a população a ficar em casa. O governador João Doria (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que propõe antecipar o feriado de 9 de Julho para a próxima segunda-feira, 25. Já a Câmara Municipal aprovou projeto que autoriza o prefeito Bruno Covas (PSDB) a adiantar tanto o feriado do Corpus Christi quanto o Dia da Consciência Negra para esta semana.

No último domingo, 54% da população paulista ficou em casa - um ponto porcentual a mais do que na semana anterior -, segundo o monitor do governo estadual. No último sábado, o patamar ficou em 50%, mesmo resultado anterior. (Colaboraram Tulio Kruse e Mariana Hallal)

Contato: pedro.caramuru@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso