Política
29/09/2022 13:43

Eleições 2022: Bolsonaro aposta em tom 'moderado' no último programa de TV antes do 1º turno


Por Iander Porcella

Brasília, 29/09/2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) apostou em um tom moderado no último programa do horário eleitoral gratuito antes do primeiro turno. Na TV, com a melodia do Hino Nacional de fundo, o candidato à reeleição voltou a atrelar o PT à corrupção, mas, principalmente, listou o que considera as realizações de seu governo e pediu aos eleitores que compareçam às urnas no domingo, 2. A ideia de mostrar o chefe do Executivo de uma forma mais “suave” e com uma postura “propositiva” era defendida, desde o início da campanha, pelo marqueteiro Duda Lima, ligado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

“O próximo domingo será um grande dia para todos nós brasileiros. E, por que não dizer, para o mundo também. O outro lado tem artistas, tem a grande mídia com eles, tem mentiras, tem propostas absurdas. Só promessas, e você sabe que a grande marca deles sempre foi a corrupção e o descaso para com a família brasileira e para com as religiões”, diz Bolsonaro, na peça publicitária que foi ao ar hoje na TV.

Em pesquisas qualitativas, a campanha do presidente identificou que ele afasta eleitores indecisos quando adota uma postura “agressiva”, apesar de mobilizar a militância. Por isso a tentativa de mostrá-lo mais moderado. “Dizem que eu falo palavrão. Sim, de vez em quando falo palavrão, mas não sou ladrão. E as minhas cores são verde e amarelo”, afirma o candidato à reeleição no programa eleitoral.

“Vejam como está o mundo e como está o Brasil. Gasolina abaixo de cinco reais, etanol abaixo de quatro reais, Auxílio Brasil como nunca visto, três vezes superior ao antigo Bolsa Família. Levamos água para o Nordeste, recuperamos o modal ferroviário no Brasil, criamos o Pix, transformamos, realmente, o nosso povo em cidadão”, argumenta Bolsonaro.

O presidente apostava que o aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 - medida adotada às vésperas da eleição e com validade até o final do ano - fosse melhorar sua intenção de voto entre eleitores de baixa renda, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga nesse segmento da população. Ao longo da campanha, outras tentativas de Duda Lima de “suavizar” a imagem do presidente e mostrá-lo como alguém “empático” também falharam em convencer as mulheres e os eleitores de centro.

Com imagens de apoiadores usando a camisa da Seleção Brasileira, o programa eleitoral também aposta em uma onda de verde e amarelo para reeleger o presidente. “Há quatro anos, o gigante acordou para nunca mais adormecer. Agora, é o coração batendo a mil. São milhões de brasileiros sonhando junto, acreditando nesse novo Brasil, querendo a vitória nas urnas. A partir de agora, vista o verde e o amarelo, pegue a nossa bandeira e vamos para as ruas todos juntos, com uma vontade enorme de seguir a nossa liberdade, a nossa fé”, diz o narrador da peça de marketing. “Vamos fazer o futuro vencer o passado. É o dia de votar pelo Brasil, e o Brasil é Jair Messias Bolsonaro.”

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