Política
01/10/2022 20:47

Eleições 2022/Pesquisa Quest: Em votos válidos em MG, Zema tem 55%; Kalil, 37%


Por Sofia Aguiar, Bruno Luiz e Francisco Carlos de Assis

São Paulo e Salvador, 01/10/2022 - Pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 1º, mostra que o governador e candidato à reeleição Romeu Zema (Novo) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais, com 55% dos votos válidos. Em seguida, vem Alexandre Kalil (PSD), que soma 37%.

Nesse cenário, Zema pode liquidar a eleição ainda em primeiro turno, de acordo com o levantamento. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos + 1 voto.

Ainda segundo a pesquisa, Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 5%. Renata Regina (PCB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Marcus Pestana (PSDB) têm 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Senado

Cleitinho (PSC) tem 37% e Alexandre Silveira (PSD) soma 35% dos votos válidos na disputa pelo Senado em Minas. O resultado mostra que ambos estão em empate técnico dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos porcentuais.

Terceiro colocado na disputa, Marcelo Aro (PP) aparece com 22%. Sara Azevedo (PSOL) tem 3%, seguida por Pastor Altamiro Alves (PTB), com 2% . Bruno Miranda (PDT), 1%. Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU), Naomi de Almeida (PCO) não pontuaram.

Foram ouvidas 2 mil pessoas, entre ontem e hoje, em 104 municípios mineiros. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MG-09972/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07190/2022.

Contatos: sofia.aguiar@estadao.com, brunol.santos@estadao.com e francisco.assis@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso