Política
01/10/2022 18:50

Eleições 2022: Bolsonaro faz motociata e ergue bandeira em SC no último ato antes do 1º turno


Por Iander Porcella

Brasília, 01/10/2022 - Em seu último ato de campanha antes do primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata em Joinville (SC) na tarde deste sábado, 1º, e levantou uma bandeira do Brasil a apoiadores. A campanha aposta em uma "onda verde e amarela" para tentar alavancar o candidato à reeleição nas horas finais da primeira rodada da disputa.

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% dos votos válidos e mantém a possibilidade de vitória no primeiro turno; Bolsonaro, por sua vez, marca 36%. No levantamento do Ipec, o petista aparece com 51% dos votos válidos, contra 37% do candidato à reeleição.

Em Santa Catarina, Estado em que obteve 76% dos votos no segundo turno de 2018, Bolsonaro andou de moto com o ex-secretário da Pesca Jorge Seif (PL) na garupa. O correligionário concorre a uma vaga no Senado. O presidente também foi a SC para tentar alavancar, na última hora, a candidatura do senador Jorginho Mello (PL) ao governo do Estado.

Em meio a motociclistas que estavam vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, Bolsonaro levantou uma bandeira do Brasil durante o ato político. Na campanha e também durante seu primeiro mandato, o presidente apostou no patriotismo e usou as cores da bandeira como símbolos de seu movimento.

De manhã, Bolsonaro participou de uma motociata em São Paulo com o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, que concorre ao governo do Estado, e o ex-titular da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, que disputa uma vaga no Senado por SP.

Nesta reta final, o QG bolsonarista decidiu manter foco total no Sudeste, que concentra os três maiores colégios eleitorais, para tentar evitar uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, no primeiro turno.

Bolsonaro vota amanhã, por volta das 9h30, no Rio de Janeiro. A previsão é que o presidente retorne para Brasília para acompanhar a apuração dos votos. As urnas fecham às 17h.

Contato: iander.porcella@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso