Política
07/12/2022 13:21

Lula se solidariza com Cristina Kirchner, condenada por corrupção, e fala em 'lawfare'


Por Eduardo Gayer

Brasília, 07/12/2022 - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Twitter manifestar solidariedade à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, condenada ontem a seis anos de prisão por envolvimento em esquema de desvio de dinheiro público. Na publicação, Lula disse saber o dano potencial do “lawfare”, termo cunhado para uso político da Justiça, do qual ele e a peronista se dizem vítimas.

“Minha solidariedade à vice-presidente da Argentina, @CFKArgentina. Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia. Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina”, publicou Lula.

Cabe recurso à condenação da vice-presidente do país vizinho e Cristina, que acusa a Justiça argentina de perseguição política, não pode ser presa por ter foro privilegiado. Ontem, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou solidariedade à condenada e disse que o partido estava com ela.

Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada na segunda-feira, Cristina Kirchner afirmou que líderes como ela e Lula são perseguidos pela Justiça. O PT diz que o presidente eleito foi preso no âmbito da Operação Lava Jato em um processo político e, portanto, ilegal conduzido pelo então juiz e agora senador eleito Sérgio Moro (União Brasil-PR).

No ano passado, as condenações de Lula foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por erros processuais, o que reestabeleceu os direitos políticos do petista.

Contato: eduardo.gayer@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso