Política
01/09/2022 11:43

Eleições 2022: TSE veta candidatura de Roberto Jefferson à Presidência


Por Lavínia Kaucz

Brasília, 01/09/2022 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, a candidatura do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) à Presidência. Os ministros seguiram o voto do relator, Carlos Orbach, que aceitou pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral (MPE).

O motivo da impugnação é a inelegibilidade do candidato até dezembro de 2023. Isso porque foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em 2013, no caso do mensalão.

A defesa de Jefferson argumentou que o candidato poderia concorrer ao pleito porque recebeu indulto presidencial em dezembro de 2015, o que o livrou de cumprir a pena. Os ministros entenderam, no entanto, que o indulto não afasta efeitos secundários à condenação, como a inelegibilidade.

O ministro Carlos Orbach já havia suspendido, em 19 de agosto, o repasse de recursos para a campanha. Na última segunda-feira, 29, proibiu o candidato de participar do horário eleitoral gratuito na rádio e TV.

O período de inelegibilidade é de 8 anos após o cumprimento da pena. Por isso, conta-se a partir da extinção da pena de Jefferson, concedida em 2015.

Contato: lavinia.kaucz@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso