Política
26/06/2022 21:40

Bolsonaro diz que pretende conversar novamente com Moraes: 'Ver o que está acontecendo'


Por Daniel Galvão

São Paulo, 26/06/2022 - O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite deste domingo, 26, ao Programa 4 por 4, no Youtube, que pretende conversar novamente com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Pretendo conversar com o Alexandre de Moraes e ver o que está acontecendo. No fundo, eu quero o diálogo, o respeito à Constituição e a liberdade, partirmos para uma normalidade no Brasil", afirmou.

Bolsonaro disse que teve uma conversa na última semana com Moraes. O breve diálogo, que segundo o presidente durou cerca de cinco minutos, ocorreu na saída de um jantar em homenagem ao ministro Gilmar Mendes.

Bolsonaro afirmou que gostaria que o STF tivesse, "por parte da população uma outra imagem". Para Bolsonaro, o que não pode é "um Poder querer prevalecer sobre o outro".

Apesar de admitir uma nova conversa com Moraes, Bolsonaro voltou a criticar, além de Moraes, os ministros Edson Fachin, presidente do TSE, e Luís Roberto Barroso, ex-presidente da Corte. "Parece que a conduta desses três que estão no TSE e são do Supremo é direcionada para um objetivo cada vez bastante claro. Até mesmo acusam as Forças Armadas de estar interferindo, mas eles convidaram para participar da comissão de transparência eleitoral, e depois que as Forças Armadas descobriram centenas de vulnerabilidades, eles (os ministros) começaram a reagir", disse.

O presidente da República voltou a questionar a isenção do TSE. "Onde está a isenção do TSE, de dar transparência ao processo eleitoral?", perguntou. "Temos o direito de duvidar, de debater, de buscar e aperfeiçoar as coisas", afirmou, sobre a defesa do "voto auditável". Para ele, ninguém está atacando o TSE e a democracia. "Muito pelo contrário, queremos preservar a democracia", disse.

Contato: daniel.galvao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso