Política
18/06/2020 21:49

Alcolumbre: Prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores seria estelionato eleitoral


Por Marlla Sabino

Brasília, 18/06/2020 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse nesta quinta-feira, 18, que a prorrogação ou alongamento de mandatos de prefeitos e vereadores seria um "estelionato eleitoral". Alcolumbre defendeu que as eleições municipais sejam realizadas neste ano, mas protegendo a saúde dos brasileiros.

"Como presidente do Senado tenho de defender as instituições, o Estado Democrático de Direito e o voto do cidadão. Os eleitores que foram às urnas há quatro anos escolherem prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos de duração. Eu pessoalmente sou contra a prorrogação de um mandato eletivo, pois seria um estelionato eleitoral", afirmou.

Alcolumbre anunciou nesta quinta-feira, 18, que o plenário da Casa deve votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite o adiamento das eleições municipais na próxima terça-feira, 23. Segundo ele, o primeiro turno já está quase conciliado e poderá ocorrer em 15 de novembro.

"Alongar a eleição em uma data previamente estabelecida, já quase conciliada para 15 de novembro, a gente estende 42 dias que são praticamente 15 ciclos da doença do coronavírus. E a gente alonga todos os prazos: de descompatibilização, de convenção, de propaganda e assegura na Constituição essa suspensão da eleição do dia 4 de outubro”, disse.

Segundo Alcolumbre, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, deve participar de debate com senadores sobre o adiamento das eleições na próxima segunda, 22. Nessa quinta-feira, 18, Barroso recebeu o relator da matéria no Senado, Weverton (PDT-MA), para discutir o texto da proposta.

contato: marlla.sabino@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso