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28/11/2017 10:58

Portal de prefeitura alcança 1,5 milhão de acessos em pouco mais de um ano


Palhoça/SC--(DINO - 28 nov, 2017) - Desde o começo deste ano até agora, o Portal de Autoatendimento da prefeitura de Palhoça registrou mais de 1,5 milhão de acessos. A cidade foi uma das primeiras da Grande Florianópolis a digitalizar a gestão pública municipal, e agora permite a solicitação de diversos serviços pelos cidadãos diretamente pela internet. Por meio da cloud computing (computação em nuvem), tecnologia considerada de última geração para uso em órgãos públicos, é possível atender as demandas dos munícipes pela internet, sem a necessidade de deslocamento até a sede administrativa da cidade. No Brasil, apenas Gravataí (RS) tem mais visitantes: foram registrados mais de 1,6 milhão no mesmo período.

Na plataforma, cada cidadão pode ter um login e uma senha para acessar os serviços dos quais precisa. As opções, que vão desde a emissão de guias para o pagamento dos impostos municipais até o acesso às informações imobiliárias da cidade, estão separadas conforme o perfil de quem acessa: há uma área específica para os bancos, que compreende atividades da secretaria da receita; outra para os cidadãos; uma direcionada aos profissionais de contabilidade; mais uma para os engenheiros, com opções ligadas às obras e ao uso do espaço urbano; para os fornecedores do Executivo municipal; para os servidores da cidade e para os tabelionatos que operam em Palhoça.

Os serviços mais procurados foram a impressão dos boletos para o pagamento do IPTU ? que aumentou em 40% na comparação entre o primeiro semestre do ano passado e o deste ?; a emissão de alvarás; e a consulta de protocolo, que permite acompanhar o andamento de processos abertos no município.

As informações que transitam pelo sistema ficam armazenadas na nuvem, já que essa tecnologia é considerada a mais moderna, segura e adequada para as instituições que lidam com grandes volumes de dados. Para evitar perdê-los, tudo é mantido num data center monitorado ininterruptamente por equipes de especialistas. A plataforma foi criada a partir da expertise da IPM Sistemas, especialista no desenvolvimento de softwares e cloud computing para a gestão pública.

Para a coordenadora do Portal de Autoatendimento Pâmela Eichholz, o site reúne as principais necessidades do morador de Palhoça num mesmo espaço. "Há recursos específicos para quem espera interagir com uma administração verdadeiramente digital. É possível, por exemplo, classificar alguns recursos como "Favoritos" para acessá-los mais rapidamente nos futuros acessos. Como estamos na nuvem, essa designação permanece em qualquer dispositivo que o usuário esteja", explica.

Sobre a IPM
A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

Website: http://palhoca.atende.net/

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