Releases
02/10/2017 14:04

Sistema para regulação e fiscalização do transporte de passageiros integra órgãos públicos, empresas e cidadão


Florianópolis/SC--(DINO - 02 out, 2017) - O transporte evoluiu. E a forma de regular e fiscalizar também. É nisso que acredita a Softplan, uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão, que desenvolveu o STIP. A solução aumenta a receita e a agilidade dos processos, otimiza o tempo e os recursos e garante mais transparência na gestão de agências reguladoras de todas as modalidades do transporte de passageiros. O lançamento do novo sistema ocorreu durante o X Congresso Brasileiro de Regulação, realizado no fim de setembro em Florianópolis/SC.

O STIP permite a integração de todas as pontas da cadeia de valor de agências reguladoras - empresas concessionadas, vistoriadoras e o cidadão - garantindo maior eficiência e transparência nos processos, aumentando a receita e poupando recursos e tempo dos servidores.

As empresas concessionadas podem fazer solicitações e acompanhar a tramitação do processo digital, as vistoriadoras são acionadas online e podem inserir os laudos técnicos no sistema e o cidadão se torna mais um agente fiscalizador, com acesso online a informações das linhas de transporte, e pode fazer reclamações e denúncias sem precisar sair de casa.

"Quem ganha com a transformação digital no setor público é o cidadão e a sociedade. Nós da Softplan acreditamos que a tecnologia tem como função principal facilitar a vida das pessoas", afirma Moacir Marafon, diretor executivo da Unidade de Gestão Pública da Softplan.


DEMAIS SOLUÇÕES

Além do STIP, a Softplan também trabalha com duas outras soluções similares em seu portfólio: o SAFF e o SOLAR. O SAFF é um sistema que faz a prestação de contas de projetos/programas financiados por organismos internacionais (BID, BIRD), nos padrões exigidos por essas instituições.

Já o SOLAR foi criado para regular e fiscalizar os serviços públicos estaduais delegados à iniciativa privada e já é utilizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (AGERBA). Este sistema informatizou os processos internos, como o controle de processos administrativos, a gestão de multas, as solicitações de diárias e prestação de contas, as compras e licitações e os pedidos de almoxarifado.

Com o sistema, a agência conseguiu aprimorar a gestão dos processos, ter mais eficiência nos serviços ofertados, reduzir custos e aumentar a transparência e a segurança. Entre os resultados obtidos: uma economia mensal de mais de 30mil folhas de papel, o tempo de tramitação dos processos diários reduzidos em 40%, e o de multas diminuído de três anos para seis meses.

Website: https://www.softplan.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso