Agronegócios
01/07/2021 08:38

Crédito: com novas ferramentas, Agrotools prevê alcançar mais de 50 financiadores do Agro


Por Clarice Couto

São Paulo, 01/07/2021 - A Agrotools, empresa de tecnologia com soluções digitais para bancos, indústrias, tradings, seguradoras, resseguradoras e redes de varejo, acaba de lançar ferramentas com o objetivo de ampliar os serviços a financiadores do agronegócio. Até então focada no atendimento a grandes bancos com atuação no setor, como Rabobank, Itaú, Banco ABC, IFC e outros, a empresa parte para atender também fintechs, cooperativas de crédito, tradings e indústrias de insumos. Em um ano, o objetivo é alcançar mais de 50 financiadores do setor, disse ao Broadcast Agro o sócio e diretor Comercial e de Marketing da Agrotools, Lucas Tuffi.

"Uma dezena de financiadores já trabalha com a Agrotools atualmente. Agora estamos complementando nosso marketplace com ferramentas e API's que permitem a qualquer financiador se viabilizar como fornecedor de crédito do agro", diz Tuffi. "Estamos chamando esse conjunto de ferramentas de Agri Bureau da Agrotools." Os APIs (sigla em inglês para interface de programação de aplicação) dão condições para que desenvolvedores criem novos softwares e aplicativos capazes de se comunicar com outras plataformas.

No "Agri Bureau", as empresas interessadas encontrarão tecnologias com informações necessárias para construir sua própria modelagem de financiamento, relacionadas a risco de crédito dos produtores, de imagem, de produção e outros fatores. Será possível fazer mais de 20 tipos de consultas, de acordo com a empresa, incluindo dados sobre dívidas dos tomadores de recursos, cultura cultivada, plantio, desenvolvimento das lavouras, qualidade, produtividade, histórico, riscos socioambientais, mitigadores de risco e outros aspectos da área e do beneficiário do crédito.

"A Agrotools passa a disponibilizar um arsenal tecnológico, plug-and-play, para que novas agfintechs se tornem rapidamente empresas de serviços financeiros, em linha com a agenda ESG global (atendendo a critérios ambientais, sociais e de governança), e um facilitador para que cada uma construa sua própria modelagem de risco de crédito", afirma Tuffi.

O executivo conta que a empresa já está em conversas com várias fintechs sobre as novas soluções e que algumas já utilizaram ferramentas do marketplace. "O mercado de fintechs no agronegócio ainda é muito novo. Este ano temos visto o surgimento de diversas", pontuou. A utilização dos APIs e serviços será possível por meio de assinatura mensal, anual ou compra de créditos.

Contato: clarice.couto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso