Agronegócios
25/08/2021 08:47

Soja: após autorização da UE, Corteva começa a vender no Brasil Tecnologia com controle de lagartas


Por Clarice Couto

São Paulo, 25/08/2021 - Depois de receber da Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia), no dia 17 de agosto, autorização de importação de sua nova tecnologia de soja geneticamente modificada, a Corteva começa a vender no Brasil a soja Conkesta E3, desenvolvida para o mercado brasileiro tolerante a três herbicidas e resistente às principais lagartas da cultura da soja. O produto faz parte do Sistema Enlist®, lançado no início de agosto, que abrange variedades de soja Enlist E3 e dois herbicidas já comercializados pela empresa (Enlist Colex-D, novo 2,4-D sal colina, e Enlist Duo Colex-D, mistura pronta de 2,4-Dt sal colina + glifosato sal dimetilamina).

O aval da Comissão Europeia abre caminho para que o grão cultivado no Brasil com a nova biotecnologia seja exportado para o mercado europeu. A soja Conkesta E3 já possuía autorização de outros mercados, como a China. Até então, apenas a Bayer comercializava sementes de soja geneticamente modificadas com tecnologia proprietária, a Intacta, desenvolvida inicialmente pela Monsanto, antes da aquisição da empresa pela companhia alemã.

A biotecnologia presente na soja Conkesta E3 contém duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que oferecem proteção contra a lagarta-da-soja, lagarta-falsa-medideira, lagarta-elasmo, lagarta-das-maçãs e lagarta-helicoverpa; e proteção moderada contra a lagarta-preta e lagarta-das-folhas), além de tolerância a três herbicidas (Glifosato, Glufosinato e 2,4-D Sal Colina), incluindo os do sistema Enlist, voltados ao manejo de gramíneas e plantas daninhas de folhas largas. A soja Enlist E3 possui tolerância apenas aos herbicidas.

"Agora, o Sistema Enlist® para a cultura da soja está completo, proporcionando simplicidade no manejo”, destacou em nota o presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai, Roberto Hun, Presidente.

A Corteva comercializará a soja Conkesta E3 no Brasil na safra 2021/22 por R$ 171,52 por hectare (tabela de agosto), por meio de suas próprias marcas, Brevant Sementes e Cordius, e do licenciamento da biotecnologia para marcas de outras empresas, como Brasmax, DonMario, Neogen, Nidera, NK e Stine. A partir da safra 2022/23, o produto também será comercializado com as marcas HO, TMG e Pioneer, marca global de sementes da Corteva. As sementes de soja Enlist E3 terão custo de R$ 136,15 por hectare (também pela tabela de agosto).

Havia grande expectativa da companhia de que a autorização da União Europeia ocorresse a tempo de iniciar a venda de soja Conkesta E3 ainda para a safra 2021/22. Em entrevista ao Broadcast Agro no início de agosto, Hun informou que a companhia tinha prontas 14 variedades de soja do sistema Enlist, das quais 11 Conkesta E3 e somente três Enlist E3. "O produtor brasileiro tem mais interesse nas variedades Bt (caso da Conkesta), que conferem proteção contra lagartas, por isso, o maior número de variedades Bt", disse na ocasião o líder da Tecnologia Enlist da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai, Christian Pflug.

Para 2022, a Corteva planeja lançar 33 variedades de soja do sistema Enlist, das quais 24 Conkesta E3 e nove Enlist E3, para todas as grandes regiões do Brasil. Além disso, para a segunda safra de milho de 2023, a companhia pretende lançar também variedades de milho Enlist.

Lançadas há três anos nos Estados Unidos, as variedades de soja Enlist E3 ocupam hoje aproximadamente 35% da área plantada com soja no País. No Brasil, a expectativa é de que este porcentual seja alcançado dentro de cinco a dez anos, em virtude da necessidade de desenvolver variedades para mais regiões produtoras do País. "Queremos realmente chegar (no estágio de adoção da tecnologia) nos Estados Unidos. Se a tecnologia cair na graça do produtor brasileiro, ela pode realmente chegar a esse patamar (de 35% da área de soja) mais cedo", afirmou Pflug em agosto.

Contato: clarice.couto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso