Agronegócios
04/11/2020 14:18

Embrapa busca chegar a 2023 com 40% dos projetos em parceria com setor privado


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 04/11/2020 - A Embrapa anunciou nesta quarta-feira o seu 7º Plano Diretor, que reflete o planejamento estratégico da empresa entre os anos de 2020 e 2030. Em entrevista coletiva, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, disse que a empresa elaborou o plano com participação dos seus 8,8 mil funcionários mas também de empresas privadas, lideranças do agro brasileiro, produtores, especialistas e representantes da Academia. A empresa realizou dois workshops, fez consultas por meio de questionários e conduziu entrevistas presenciais. Recebeu 2.358 contribuições de dentro e fora da Embrapa. A partir daí definiu nove temas prioritários, 11 objetivos estratégicos e 29 metas.

"Existe uma demanda da sociedade brasileira por busca de racionalização de custos e aumento da eficiência da máquina pública. A Embrapa é uma empresa pública, e esses objetivos vão nos ajudar a utilizar os recursos de forma mais eficiente, modernizando a gestão da empresa. Isso tudo para transformar a cada dia a Embrapa em uma empresa mais ágil, eficiente, dinâmica e capaz de dar respostas mais rápidas à sociedade brasileira", disse Moretti.

No segmento de racionalização de recursos e diversificação de fontes, uma das metas é chegar em 2023 ao patamar de 40% dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa desenvolvidos em parceria com o setor privado. "Hoje estamos em 14,9% e até dezembro, em função da assinaturas de novos acordos, vamos chegar a 16%", disse Moretti. Além disso, a empresa busca aumentar em 10% até 2023 a receita de produtos oriunda de licenciamentos de ativos tecnológicos da Embrapa, hoje na casa de R$ 35 a R$ 40 milhões, promovendo ajustes no modelo de negócios, como Moretti havia antecipado à coluna do Broadcast Agro. Ainda dentro desse âmbito, o plano da Embrapa é reduzir em 10% os gastos totais da empresa em termos reais até 2030.

A empresa também tem metas relacionadas à agricultura digital e à sustentabilidade. Até o ano de 2025, a Embrapa pretende aumentar em 100% o número de usuários de aplicativos e sistemas digitais gerados pela Embrapa e parceiros. Dentro de cinco anos a empresa busca ampliar em 10 milhões de hectares as áreas de sistemas integrados de produção e recuperação de pastagens que utilizam soluções tecnológicas criadas pela Embrapa e por parceiros, contribuindo para mitigação de 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Quanto a lançamentos previstos, Moretti destacou a nova variedade de uva, Melodia, que está em fase avançada de testes. "Temos vários outros projetos em andamento que serão concretizados nos próximos anos, novas variedades de hortaliças, pastagens, cana-de-açúcar."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso