Agronegócios
04/11/2020 10:29

Cepea: impacto da covid-19 sobre número de ocupados na agropecuária se dissipa no trimestre até agosto


São Paulo, 04/11/2020 - Pela primeira vez, desde o trimestre encerrado em maio, o número de ocupados na agropecuária no trimestre móvel até agosto pôde ser considerado dentro da normalidade (ficando acima do limite inferior do que pode ser considerado normal), segundo modelo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). "O impacto da covid-19 sobre o número de pessoas ocupadas na agropecuária parece estar se dissipando", informa o centro de estudos.

No trimestre móvel encerrado em agosto, 8,221 milhões de pessoas estavam ocupadas na agropecuária, sendo apenas 1,5% (ou 128 mil pessoas) abaixo do esperado para esse período, conforme modelo criado pelo Cepea, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda da população ocupada na agropecuária, em virtude da pandemia, ocorreu já em março e se acentuou ao longo dos meses, atingindo ápice no trimestre móvel encerrado em maio. No trimestre encerrado em junho, a magnitude do impacto se estabilizou e, em julho, foi registrada a primeira e ainda leve melhora na situação.

Para referência, considerando-se o cenário geral do País, no trimestre móvel encerrado em agosto, 81,666 milhões de pessoas estavam ocupadas no Brasil, número praticamente estável frente ao trimestre móvel encerrado em julho (-0,44%), mas ainda 12,8% menor frente ao mesmo trimestre móvel de 2019.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso