Agronegócios
24/05/2018 10:15

Rally da safra: falta de chuva pode prejudicar desenvolvimento de lavoura de milho ainda jovem


Mineiros (GO), 24/05/2018 - A Equipe 11 do Rally da Safra 2018, que percorre o sudeste de Mato Grosso e o sudoeste de Goiás para avaliar as condições das lavouras de milho segunda safra, visitou ontem plantações em Rondonópolis e Itiquira, em Mato Grosso. Grande parte delas ainda está jovem, segundo o analista de Safra da Agroconsult, Pablo Reveles, já que foram cultivadas tardiamente com o atraso na colheita da soja. O fato desperta dúvidas sobre a possibilidade de o milho se desenvolver bem a partir de agora, período em que o clima tende a ser mais seco, utilizando a umidade trazida pelas chuvas do fim de semana. A Agroconsult é a organizadora da expedição. O Broadcast Agro acompanha esta etapa do Rally, que termina amanhã em Rio Verde (GO).

"A maior dúvida é com relação às lavouras no município de Itiquira, a maioria de solo arenoso, que retém a umidade por menos tempo. É difícil dizer se as chuvas que caíram na região no sábado e no domingo serão suficientes para que os grãos se encham, caso não venham a ocorrer novas precipitações", disse Reveles. Ao longo das visitas às propriedades e das conversas com produtores rurais, têm sido frequentes os relatos de que, se o clima na região repetir o padrão observado em anos anteriores, o clima nas próximas semanas tende a ser predominantemente seco.

Reveles explicou que uma parcela das lavouras visitadas em Itiquira foi semeada em áreas com rotação com o algodão, ou seja, em solos médios ou argilosos destinados no ano anterior ao cultivo da pluma. Por isso, é provável que a terra retenha mais a umidade trazida pelas chuvas do fim de semana do que em solos arenosos, assim como se espera que tenha sido aplicada uma boa adubação remanescente do plantio do algodão. Tais condições podem vir a favorecer o desenvolvimento das plantas e o enchimento dos grãos nas próximas semanas, explica o analista.

Em Rondonópolis, a maior parte das plantações também é jovem e com espigas cujos grãos ainda precisam crescer mais. Lá, o solo observado é do tipo médio (entre arenoso e argiloso), favorável à evaporação mais lenta da umidade e ao enchimento dos grãos.

Esta é a 15ª edição do Rally da Safra e a quinta a levantar as condições das lavouras de milho segunda safra do País. Hoje, o grupo fará novas avaliações de lavouras na região de Mineiros e Campo Verde, em Goiás, e realizará um café com produtores rurais locais na loja Agro do Santander em Mineiros. (Clarice Couto* - clarice.couto@estadao.com)

*A jornalista viaja a convite da Agroconsult
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso