Agronegócios
01/06/2020 11:23

Cacau/Icco: estimativa de oferta em 2019/20 cai para 4,75 Mi/t; temporada deve ter déficit de 80 mil t


Por Isadora Duarte

São Paulo, 01/06/2020 - A Organização Internacional do Cacau (Icco, na sigla em inglês) reduziu sua estimativa para produção global de cacau na safra 2019/20 em 74 mil toneladas, para 4,75 milhões de toneladas. Em fevereiro, a Icco esperava que a oferta mundial da amêndoa na temporada atingisse 4,82 milhões de toneladas. Os dados foram publicados em relatório trimestral da entidade, divulgado na última sexta-feira (29) após o fechamento do mercado.

A entidade atribuiu à revisão para baixo à perspectiva de uma menor safra na África Ocidental, principal região produtora da commodity. O calor e a seca prejudicaram a produtividade das lavouras da Costa do Marfim e de Gana, dois maiores produtores mundiais, que iniciaram a colheita em abril.

Em compensação, a Icco cortou também sua estimativa para a moagem mundial de cacau na temporada 2019/20 em 78 mil toneladas, de 4,86 milhões de toneladas para 4,78 milhões de toneladas. A revisão deve-se à perspectiva de que consumo de chocolates possa diminuir em virtude da crise econômica da pandemia do novo coronavírus, que levou também à menor demanda por cacau no segmento de produtos gourmet e para confeitaria. Diante das revisões tanto na oferta quanto na demanda, a organização diminuiu a estimativa de déficit da commodity na safra atual de 85 mil toneladas para 80 mil toneladas.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso