Agronegócios
24/06/2021 08:30

Farsul: custo de Produção sobe 0,19% em maio ante abril; preço recebido pelo produtor avança 0,29%


Luiz Henrique, especial para a AE

São Paulo, 24/06/2013 - O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) subiu 0,19% em maio em relação a abril, informou, em nota, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Nos últimos 12 meses a alta acumulada é de 19,83%, superior ao IPCA, que ficou em 8,06% no período.

A Farsul destacou que a queda na taxa de câmbio não foi suficiente para interromper a alta de custos. Fatores como os preços dos combustíveis e dos fertilizantes continuam colaborando para o crescimento, afirma a entidade. Nos cinco primeiros meses deste ano, os custos subiram 15,52% ante igual período do ano passado.

Já os preços recebidos pelos produtores, apesar de uma desaceleração em relação ao ano passado, se mantêm valorizados. O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) teve elevação de 0,29% na comparação com abril. O acúmulo é de 64,2% nos últimos 12 meses.

Na avaliação da Farsul, o resultado é influenciado pela seca, que refletiu em menor oferta interna de produtos agrícolas; pela desvalorização cambial e pelo aumento da demanda por alimentos em função do auxílio emergencial. Com exceção da seca, todos os demais fatores seguem presentes em 2021, persistindo a trajetória de valorização.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso