Agronegócios
12/06/2020 11:30

Grãos/Argentina: colheita de soja atinge 99,4% da área; milho alcança 61%, informa bolsa


Por Isadora Duarte

São Paulo, 12/06/2020 - A colheita de soja da safra 2019/20 na Argentina atingiu 99,4% da área plantada no país, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. Os trabalhos avançaram 0,8 ponto porcentual na semana e estão levemente adiantados na comparação com igual período do ano passado. "Há menos de 93 mil hectares a serem colhidos para finalizar a temporada", informou.

A bolsa calcula que 49,5 milhões de toneladas de soja já foram colhidas e o rendimento médio acima do inicialmente estimado na fase final dos trabalhos de campo levou à alta na previsão da colheita. A previsão de produção de soja foi elevada em 100 mil toneladas para 49,6 milhões de toneladas. Mesmo com o incremento na estimativa de colheita, a produção da temporada atual deve ficar abaixo da média dos últimos cinco ciclos, de 52,3 milhões de toneladas.

De milho, a colheita atingiu 61% da área, avanço de 5,4 pontos porcentuais na semana e de 18,7 pontos porcentuais ante à temporada anterior, com 33,1 milhões de toneladas do grão retiradas das lavouras. "As boas condições do clima principalmente na região Oeste da área agrícola permitiram o avanço dos trabalhos sobre os lotes plantados tardiamente", destaca a bolsa, que manteve a previsão de produção de milho em 50 milhões de toneladas.

A Bolsa de Cereais informou também que o plantio de trigo da safra 2020/21 atingiu 41,7% da área a ser plantada, estimada em 6,8 milhões de hectares, avanço de 11,7 pontos porcentuais na semana. "Isso representa um avanço anual de 5,6 pontos porcentuais", diz a bolsa. Segundo a entidade, nas regiões Norte e Oeste da área agrícola, a falta de umidade no solo tem provocado uma diminuição no ritmo dos trabalhos de campo, diante dos prognósticos de ausência de chuva para os próximos dias. "Prevalece o risco de não poder se concretizar os planos iniciais de plantio. Por outro lado, no restante da área agrícola, se registram focos de umidade regular e a semeadura continua avançando", conclui.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso