Agronegócios
11/03/2021 13:17

Soja/Copacol: com clima favorável no oeste e sudoeste do PR, colheita atinge 60% da área da cooperativa


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 11/03/2021 - O período mais seco na região de atuação da Copacol, em municípios do oeste e do sudoeste do Paraná, acelerou a colheita de soja, que já atinge 60% da área, informou a cooperativa, em nota. Segundo a Copacol, a previsão de tempo seco no oeste do Estado beneficia os agricultores que correm contra o tempo para compensar o atraso na colheita.

A expectativa é de que o rendimento médio entre os cooperados fique entre 140 e 150 sacas por alqueire, um pouco abaixo do esperado, mas ainda considerado positivo. "A queda na produtividade é compensada pelo valor da saca do produto: o dobro pago na safra passada", disse o engenheiro agrônomo e gerente técnico da Copacol, Tiago Madalosso, na nota. Conforme o comunicado, a saca da soja foi comercializada na quarta-feira a valores recordes, de R$ 163.

Conforme Madalasso, o ano é desafiador para o produtor de soja. "Tivemos falta de chuva na época do plantio, que se regularizou a partir de dezembro; e em janeiro, excesso de umidade, que interferiu na produtividade de algumas lavouras", afirmou o representante.

Na área da Copacol, 70% das áreas que foram cultivadas com a soja serão ocupadas pelo milho segunda safra. O cereal também registra preço histórico, o que estimula o produtor a cultivá-lo na safra de inverno. Na quarta-feira, a saca de milho era comercializada a R$ 77,50, segundo a cooperativa. Com relação ao manejo, o engenheiro agrônomo destacou a necessidade de cuidado com pragas como a cigarrinha. "Nas lavouras já estabelecidas pedimos ao produtor um pouco de atenção com relação ao ataque de cigarrinhas, que vem causado grandes danos na colheita, por meio do enfezamento do milho."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso