Agronegócios
31/05/2023 17:14

Grãos: AgResource eleva previsão de produção de soja e milho do Brasil em 2022/23


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 31/05/2023 - A AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, revisou as estimativas de produção e exportação de soja e de milho do País para a temporada 2022/23. Para a soja, a consultoria elevou em 1,2 milhão de toneladas a previsão de produção brasileira, para 155,15 milhões de toneladas, devido aos melhores rendimentos proporcionados pelas condições favoráveis nos principais Estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, assim como encerramento da colheita com recorde de produção.

Além disso, a AgResource Brasil passou a projetar que a exportação de soja do Brasil chegará a 97 milhões de toneladas, aumento de 500 mil toneladas ante a previsão anterior, por causa da forte demanda global e do impacto da estiagem na Argentina, que fará com que o país "busque fontes brasileiras para suprir necessidades internas".

Ainda de acordo com a consultoria, a decisão do governo de aumentar a mistura do biodiesel para 12% coloca o esmagamento interno no patamar de 55,5 milhões de toneladas, gerando assim uma relação estoque/uso final de 4,1%.

Com relação ao milho, a consultoria elevou a previsão de produção para 127,45 milhões de toneladas, ante 126,08 milhões de toneladas da projeção inicial. Conforme a consultoria, a safrinha brasileira de milho está tendo bom progresso com condições climáticas favoráveis em diversas regiões produtoras do Brasil.

A consultoria aumentou ainda a projeção de exportação de milho de 47 milhões para 50 milhões de toneladas. "A depender da logística brasileira, este número pode ser ainda maior, diante dos descontos de preço que temos no milho em diversas regiões neste início de colheita."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso