Economia & Mercados
21/09/2020 14:41

Cemig lança chamada pública para compra de projetos de parques eólicos


Por Luciana Collet

São Paulo, 21/09/2020 - A Cemig anunciou nesta segunda-feira o lançamento de uma chamada pública para compra de projetos eólicos em estágio avançado de desenvolvimento, confirmando a informação antecipada na semana passada pelo diretor da Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT), Paulo Mota Henriques, durante o XXV Encontro Anual da Cemig com o Mercado de Capitais. O objetivo da companhia com a iniciativa é ampliar os recursos próprios em fonte eólica e expandir a atuação no mercado livre.

"O investimento em nova capacidade de geração mira expandir a atuação da Cemig junto aos clientes livres. Essas fontes têm um potencial muito grande de levar competitividade à indústria. E temos possibilidade de redução nos custos de implantação e até das próprias tecnologias aplicadas, ou seja, avaliamos que essas fontes vão continuar competitivas e valem a pena", declarou Henriques, em nota divulgada à imprensa.


foto: Juliano Fraga/Divulgação

Atualmente, a Cemig possui cerca de 6 GW de capacidade instalada de energia elétrica. A empresa possui dois parques eólicos localizados no Ceará: Parajuru, com 19 aerogeradores, e Volta do Rio, com 28, formando uma capacidade de geração de 70,8 MW.

A busca da estatal mineira por comprar e finalizar o desenvolvimento de novos projetos de geração eólica ocorre em um momento em que diversos empreendedores em fontes renováveis, como eólica e solar, estão negociando diretamente com grandes consumidores livre contratos de longo prazo que viabilizam a construção de novas usinas. Com 18% do mercado livre de energia, a intenção da companhia ao lançar mão da chamada pública é manter a liderança.

Nos últimos anos, em meio à dificuldades financeiras da estatal, a Cemig havia buscado garantir seu posicionamento no mercado livre - e especial no segmento de energias incentivadas -, por meio da realização de leilões para a compra de energia de longo prazo de geradores habilitados em certames promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que não conseguiram vender a energia no leilão governamental.

Para participar da atual chamada pública, os proponentes deverão atender ao disposto no edital e enviar as informações sobre os projetos: histórico e certificação de medições, informações sobre conexão e licenças de construção, estágio de formalização na Aneel, bem como sua proposta para venda do parque eólico. As empresas interessadas devem protocolar os projetos dos parques eólicos até às 17h do dia 23 de outubro de 2020.

Depois de analisados, os projetos apresentados serão ranqueados, conforme critérios a serem publicados. Por fim, a Cemig fechará os negócios com os projetos em melhor classificação, considerando sua demanda interna para novas energias.

Os desenvolvedores dos projetos podem obter mais esclarecimentos até às 18h do dia 18 de outubro, por meio do e-mail chamadapublicaeol@cemig.com.br. O edital e demais documentos relacionados a este processo estão disponíveis no site da empresa: www.cemig.com.br .

Contato: Luciana.collet@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso