Economia & Mercados
14/06/2018 17:06

Aliança de aéreas oneworld quer ampliar rede com nova forma de filiação


A aliança de empresas aéreas oneworld, da qual faz parte o Grupo Latam, pretende ampliar o alcance de sua rede de destinos com um novo modelo de filiação, focado em empresas que, no passado, não se enquadravam nos padrões exigidos pelo grupo. A criação de uma nova plataforma, chamada "oneworld connect", foi a estratégia encontrada para crescer em um mercado maduro, com praticamente todas as maiores empresas já associadas a um grupo.

O anúncio foi feito durante a 74ª Assembleia Geral anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), em Sydney, na Austrália.

A primeira participante a se filiar como "oneworld connect" é a Fiji Airways, que serve a região do sul do Pacífico. Quando a adesão entrar em vigor, os viajantes da Fiji Airways terão acesso a alguns dos benefícios oferecidos pelas aéreas da oneworld, como check-in e embarque prioritários.

De acordo com executivos da aliança, existem ainda conversas em andamento com aéreas americanas e europeias interessadas.

A ideia de atrair um novo grupo de empresas vem das poucas perspectivas de crescimento em membros com o perfil "tradicional". Segundo Pekka Vauramo, CEO da Finnair (maior companhia aérea da Finlândia e membro da oneworld), cerca de 60% das receitas mundiais do setor aéreo vêm de empresas que já integram alguma aliança - nos 40% restantes, estão aéreas com modelos de negócio mais enxutos (do tipo "low cost").

Integrar uma aliança significa custos às empresas, de modo que a decisão de se tornar membro de uma delas tem de fazer sentido financeiro e comercial. Normalmente, as companhias que fazem parte desses grupos têm uma parcela relevante de suas operações no mercado internacional.

Entre as quatro maiores companhias aéreas brasileiras, a Latam Brasil (por meio do Grupo Latam) e a Avianca são as únicas que integram alianças. A Avianca faz parte da Star Alliance, da qual participam a portuguesa TAP, a alemã Lufthansa e americana United Airlines.

Completando 20 anos em 2018, a oneworld tem hoje 13 membros - incluindo a American Airlines e o grupo IAG (British Airways e Iberia), com os quais a Latam negocia acordos comerciais - e outras 30 afiliadas. Combinadas, as empresas da oneworld geram mais de US$ 130 bilhões em receita anual e transportam cerca de 550 milhões de passageiros por ano em uma frota total de 3.500 aeronaves.

*A jornalista viajou a convite da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso