Economia & Mercados
16/11/2021 09:15

Campos Neto: é importante entender quão disseminada está inflação e será difícil trabalho do BC


Por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues

Brasília, 16/11/2021 - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu há pouco a inflação acelerou e teve piora quantitativa e qualitativa em todos os aspectos e, por isso, destacou que o trabalho do BC é difícil. “É importante ser realista e entender o quão disseminada está a inflação e será difícil trabalho do BC”, disse, relatando também que as expectativas de inflação estão subindo e de crescimento, caindo.

Campos Neto ainda destacou que o choque do preço de eletricidade e combustíveis este ano é o maior dos últimos 20 anos, e vem em seguida ao choque de alimentos do ano passado.
O presidente do BC também voltou a citar que o aumento de commodities foi ampliado pela desvalorização da moeda brasileira, um desenvolvimento atípico, uma vez que o real costuma reagir positivamente ao avanço dos preços de commodities.

“Em grande parte do mundo, termos de troca não explicaram dinâmica das moedas”, ponderou, argumentando que não é um problema só do Brasil. “Uma tese para o câmbio é de que nível de dívida compensou efeito de exportação de commodities no prêmio de risco”, repetiu.

Campos Neto participa de painel no IX Fórum Jurídico de Lisboa, na capital portuguesa, organizado pela Universidade de Lisboa, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e Fundação Getulio Vargas (FGV).

Contato: thais.barcellos@estadao.com; eduardor.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso