Economia & Mercados
27/10/2021 10:55

SANTANDER/SANTODOMINGO: 69% DO TOTAL DA CARTEIRA DE CRÉDITO PF ESTÁ COBERTA COM GARANTIAS


Por Matheus Piovesana e Altamiro Silva Junior

São Paulo, 27/10/2021 - A qualidade dos ativos do Santander Brasil está sob controle e deve permanecer assim mesmo com a expansão da carteira de crédito em segmentos de maior risco, acredita o banco. De acordo com o diretor financeiro do Santander, Angel Santodomingo, 70% da carteira de crédito para pessoas físicas está coberta por garantias, e se a inadimplência aumentar nos próximos trimestres em ritmo parecido com o atual, os calotes voltarão ao mesmo patamar pré-pandemia.

"Quase 70% do crédito é garantido", disse ele, há pouco, em teleconferência com investidores e analistas para comentar os resultados do terceiro trimestre. Segundo dados apresentados pelo banco na teleconferência, 69% da carteira de PF está garantida.

Ainda assim, segundo Santodomingo, o banco conseguiu ampliar a rentabilidade das operações. "Apesar da alta dos custos de captação, conseguimos aumentar o nosso spread em 10 pontos-base, com o mix de crédito", afirmou. No terceiro trimestre, o spread do Santander, que reflete a diferença entre o custo de captação do banco e o quanto ele cobra nas operações de crédito, subiu para 10,3%.

Em relação à qualidade dos ativos à frente, o executivo disse que a perspectiva não é preocupante. Segundo ele, se a inadimplência seguir crescendo a ritmos entre 10 e 20 pontos-base, como no último trimestre, voltará aos patamares pré-pandemia, abaixo dos demais bancos. "As provisões estão abaixo do nível pré-pandemia", afirmou.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com e altamiro.junior@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso