Economia & Mercados
16/03/2021 18:02

Vale dá início a filtragem de rejeitos do Complexo Vargem Grande, em Minas Gerais


Por Fabiana Holtz

São Paulo, 16/03/2021 - A Vale iniciou nesta terça-feira, de forma gradual, a
operação da planta filtragem de rejeitos do Complexo Vargem Grande. Segundo comunicado ao mercado divulgado pela mineradora, esta será a primeira de quatro que serão instaladas em Minas Gerais, totalizando US$ 2,3 bilhões de investimentos entre 2020 e 2024. O processo, além de reduzir a necessidade de utilização de barragens, deve ainda deve proporcionar uma melhora da qualidade média do portfólio de produtos da mineradora.

No processo de filtragem, a água presente nos rejeitos de minério de ferro é reduzida, permitindo que a maior parte do material seja empilhado em estado sólido, reduzindo-se, portanto, a dependência por barragens (clique aqui para assistir vídeo explicativo).

Segundo a mineradora, em 2021 a expectativa de se iniciar a operação da primeira planta de filtragem no Complexo de Itabira. Ao longo de 2022, entrarão em operação a segunda planta de filtragem no Complexo Itabira e a primeira do site Brucutu. As quatro plantas irão atender usinas de beneficiamento que totalizam uma capacidade de processar 64 Mtpa de minério de ferro.

Contato: fabiana.holtz@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso