Economia & Mercados
08/07/2022 19:02

Entrevista/Credit Suisse/Solange Srour: Há pouca credibilidade de que meta será buscada em 2023


Por Bárbara Nascimento

São Paulo, 8/7/2022 - Com uma previsão de inflação de 5,9% para o ano que vem - bem acima do teto da meta do Banco Central, de 4,75% -, a economista-chefe do Credit Suisse Brasil, Solange Srour, vê um ambiente desafiador para o Banco Central (BC) neste momento. Em entrevista ao Broadcast, ela ressalta que, se a autoridade monetária decidir interromper as altas em agosto, esta será a primeira vez que o ciclo de elevação é interrompido com expectativas ainda subindo e tão longe da meta. "Então existe pouca credibilidade de que a meta vai ser buscada em 2023", resume.

Foto: Divulgação/Credit Suisse

Ela lembra que garantir uma inflação sob controle no ano que vem é essencial para viabilizar o alcance do centro da meta em 2024, como estima o BC. Para ela, inclusive, o Banco Central terá de aumentar a previsão atual para 2024, de inflação de 2,7%, para tornar crível o cenário de juros altos por mais tempo. "Na reunião [do Copom] de agosto vão ter de subir a expectativa de 2023 e de 2024. Não estou dizendo que tem de ficar alinhado com a do mercado, mas para ficar mais crível o discurso de que [o juro] vai ficar parado por muito tempo, pelo tempo que for necessário", afirma.

O Credit vê o início do afrouxamento nos juros no segundo semestre do ano que vem, mas Solange afirma que, se o BC revisar seu IPCA para 2024, pode rever a projeção do banco para uma Selic alta por mais tempo. Também afirma que o banco deve rever pra cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, hoje em 1,4%, caso seja aprovado o pacote de estímulos que aguarda, agora, aprovação do plenário da Câmara.

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).

Contato: barbara.nascimento@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso