Política
22/07/2021 11:01

Braga Netto: Ministro da Defesa não se comunica com presidentes dos poderes via interlocutores


Por Sofia Aguiar e Lorenna Rodrigues

São Paulo, 22/07/2021 - O ministro da Defesa, general Braga Netto, negou que tenha enviado recado, por meio de interlocutores, ao presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) ameaçando as eleições de 2022. A informação foi revelada pelo Estadão nesta quinta-feira (22).

Braga Netto disse que não se comunica com presidente de outros Poderes por interlocutores. "O ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam sempre e sempre atuando dentro dos limites previstos na Constituição", defendeu.

Em nota lida em evento de inauguração da Antena Multissatelital para ampliar a fiscalização na Amazônia, Braga Netto reforçou que as Forças Armadas são "instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a instabilidade institucional do País e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro". Segundo ele, a veiculação do episódio de ameaça gera "instabilidade entre os Poderes em um momento que exige união nacional".

Ao negar a ameaça feita, o ministro reiterou apoio ao voto impresso no Brasil nas eleições de 2022. "Acredito que todo cidadão defende maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes", afirmou. Segundo avalia, a discussão do voto impresso é "legítima". "Compete ao parlamento brasileiro decidir sobre o tema", finalizou.

Conforme aponta a reportagem, no dia 8 de julho, Lira recebeu o recado de um interlocutor de Braga Netto. O ministro pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022 se não houvesse voto impresso. O presidente Jair Bolsonaro repetiu publicamente a ameaça de Braga Netto no mesmo 8 de julho. "Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições", afirmou Bolsonaro a apoiadores, naquela data, na entrada do Palácio da Alvorada.

Há pouco, Lira se pronunciou no Twitter e disse que o brasileiro "vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano". Na postagem nas redes sociais, Lira não citou diretamente os fatos revelados pela reportagem.

Contato: sofia.aguiar@estadao.com e lorenna.rodrigues@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso