Política
25/05/2022 16:45

Relator de PL que limita ICMS diz que vai incluir querosene de aviação no teto para o tributo


Por Iander Porcella

Brasília, 25/05/2022 - O relator do projeto de lei complementar que estabelece um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis e gás natural, deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), disse que vai incluir nessa lista também o querosene de aviação. Para estabelecer o limite de cobrança do imposto, a proposta classifica esses bens, além do transporte coletivo e das telecomunicações, como essenciais.

Para facilitar a aprovação da proposta, principalmente no Senado, o relatório negociado pelos parlamentares prevê que a União compense os Estados, e agora também os municípios, quando a perda global de arrecadação com o ICMS for superior a 5%. Esse gatilho será temporário e deixará de valer depois de seis meses, em uma espécie de “período de transição”.

Em coletiva de imprensa, Elmar disse que o projeto não fere o pacto federativo, ou seja, a autonomia dos Estados e municípios. Ele afirmou que a medida apenas cumpre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu cobrança de ICMS superior a 17% sobre bens e serviços essenciais.

A expectativa é de que a proposta seja votada ainda hoje no plenário da Câmara. Elmar disse acreditar que há votos suficientes para aprovar o texto e enviá-lo ao Senado.

Contato: iander.porcella@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso