Política
26/02/2020 12:57

Maia: tensão institucional não ajuda País evoluir; temos de dar respeito à ordem constitucional


Por Camila Turtelli

Brasília, 26/02/2020 - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu há pouco, em mensagem publicada no Twitter, "respeito às instituições democráticas" e afirmou que "criar tensão institucional não ajuda o País a evoluir". A mensagem é publicada após após a divulgação, pela colunista Vera Magalhães, do Estado, de que o presidente Jair Bolsonaro disparou, de seu celular pessoal, via aplicativo WhatsApp, vídeos convocando apoiadores a irem às ruas no dia 15 de março para defendê-lo contra o Congresso.

"Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir", escreveu Maia. "Só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a Nação pelo diálogo. Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas", completou o presidente da Câmara na rede social.

O deputado está hoje na Espanha, onde cumpre agendas oficiais. Lideranças do Congresso tentam conversar com ele e solicitam reuniões para debaterem medidas possíveis em relação à atitude de Bolsonaro. Não há ainda confirmação de encontros entre e Maia retorna ao Brasil apenas na segunda-feira (2).

Lideranças ouvidas pelo Broadcast avaliam que há clima para que o Congresso paute um pedido de impeachment contra Bolsonaro, no entanto, pedem cautela. Para alguns, é necessário aguardar um desgaste maior do
Governo.

Contato: camila.turtelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso