Política
19/04/2022 14:38

Eleições 2022: PT acolhe propostas do Psol contra reforma trabalhista e teto em troca de apoio


Por Giordanna Neves

São Paulo, 19/04/2022 - Representantes do PT e do PSOL se reuniram na manhã de hoje (19) em São Paulo e definiram quais propostas dos psolistas serão incluídas no programa de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em troca do apoio à candidatura petista ao Planalto. Entre os pontos, foram aprovados a revogação da reforma trabalhista e do teto de gastos, além da reconstrução da Previdência e criação de um novo marco fiscal.

“Hoje passamos mais detalhadamente pelos 12 pontos programáticos apresentados pelo PSOL. Houve acordo em praticamente todos, com alguns ajustes na redação”, disse Claudio Puty, coordenador do debate de programa eleitoral do partido, em nota divulgada à imprensa.

“[Em relação à trabalhista] admitimos construir uma nova reforma, a partir de negociação tripartite, que proteja trabalhadores, recomponha direitos e que fortaleça a negociação coletiva e a representação sindical, dando especial atenção aos trabalhadores informais e de aplicativos”, explicou Natália Szermeta, presidente da Fundação Lauro Campos. “[Em relação à previdenciária], os partidos identificaram a necessidade de reconstruir a seguridade e a previdência social para ampla inclusão dos trabalhadores”, completou.

Com o acordo estabelecido na reunião, a proposta de apoio do PSOL à candidatura de Lula será votada pelo Diretório Nacional do partido no dia 30 de abril. A maioria da sigla já demonstra ser favorável à medida.

Estiveram presentes no encontro hoje Puty e Natália Szermeta, representantes do PSOL, e Aloizio Mercadante, Tereza Campello, Guilherme Mello, Pedro Rossi e William Nozaki, representantes do PT. Essa foi a terceira reunião entre as legendas para discutir o assunto.

Após a reunião, Mercadante disse, em nota, que a aliança no campo da esquerda será fundamental para derrotar o bolsonarismo. “Saímos daqui com a disposição de criar uma mesa de diálogo permanente, aprofundar essas diretrizes e, ao mesmo tempo aguardar a convenção eleitoral do PSOL para que, a partir daí, ele se integre plenamente ao conselho político da campanha do Lula e à coordenação do programa de governo”, declarou.

Federação

Ontem (18), o Diretório Nacional do PSOL homologou a decisão de formar federação partidária - fusão entre as legendas que precisa durar quatro anos - com a Rede Sustentabilidade. O processo ratifica o resultado da votação ocorrida em 30 de março pela Executiva Nacional do partido. A Rede já havia aprovado o processo de federação, por unanimidade, no dia 12 de março.

Em relação às eleições estaduais, a Rede terá candidatura a governador no Espírito Santo e Amapá. Nos demais estados, a tática será definida pelo PSOL.

Contato: giordanna.neves@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso