Política
19/11/2021 10:27

Eleições 2022:Em campanha, Doria busca passar imagem de que é um homem do povo


Por Sofia Aguiar

São Paulo, 19/11/2021 - Em mais um aceno para de consolidar como “homem do povo”, a campanha do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgou, nesta sexta-feira (19), um vídeo em que conta a história do gestor paulista. Narrada com sotaque nordestino e texto rimado, a campanha publicitária conta a história de “João”, como se refere, para além do “sujeito trabalhador, prefeito, governador e conhecedor da gestão”.

Em ritmo versado, o vídeo conta a história da vida de Doria e de sua família. De olho na expansão de eleitores para além do território paulista, a campanha constrói a imagem do governador como uma pessoa que passou por "dificuldade, incerteza, agonia, mas mesmo assim não perdia a fé nem a compaixão”.

A campanha cita a trajetória do pai de Doria, João Agripino da Costa Doria Neto, que nasceu na Bahia. Seu pai era deputado federal do Partido Democrata Cristão (PDC) quando o regime militar assumiu o controle sobre o Brasil, em 1º de abril de 1964. Ele foi cassado, perdeu os direitos políticos por dez anos e optou por deixar o país com seus dois filhos e esposa, mãe de Doria, Maria Sylvia Vieira de Moraes. Na Europa, o vídeo mostra que a família passou por “anos difíceis, fugindo da tirania, e aquele frio que fazia machucava o coração”.

Ao regressar para o País, sem o pai, a campanha conta que a história de Doria “dali pra frente foi luta por paz e democracia” e que o governador teve que trabalhar para garantir “o pão” da família. “Foi abrindo os caminhos, com a garra de quem queria, mudar o mundo que via, encontrar a solução”, afirma a campanha.

Já como empresário, o vídeo destaca que Doria, mesmo com maior estabilidade financeira, não esqueceu dos tempos em que passou por dificuldades e do amor de sua família. Além de prefeito e governador, a campanha elucida o chefe do Executivo estadual como “João vacinador” e que “muitas vidas salvaria trazendo a imunização”.

O vídeo aposta em uma “simplificação” da figura de Doria para reverter as críticas que recebe. A campanha segue a aposta do governador em rebater tais alegações a seu favor e, então, “esclarecer” sua figura para além dos ternos e trajes sociais utilizados nas coletivas de imprensa que realiza. Na terça-feira (17), o governador também lançou uma campanha, em ritmo de pisadinha, vertente do forró, utilizando-se do fenômeno nas eleições municipais de 2020 “O homem disparou”.

Em sua campanha eleitoral para 2022, Doria aposta em mostrar tanto sua face empresarial e defender a iniciativa privada quanto sua origem familiar e humildade. Termos como “calça apertada”, coxinha”, “exagerado no marketing pessoal” e “engomado” são utilizados com humor e rebatidos em seus slogans eleitorais.

Contato: sofia.aguiar@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: