Política
24/06/2024 17:22

Políticos usam festas juninas para buscar engajamento nas redes sociais e se aproximar de bases


Por Gabriel de Sousa, do Estadão

Brasília, 24/06/2024 - Com esvaziamento de Brasília por conta do feriado de São João, os políticos estão aproveitando as fogueiras das festas juninas para fazer política e gerar engajamento nas redes sociais. Para que os parlamentares possam desfrutar dos "arraiás" e se aproximar das bases eleitorais, o Congresso Nacional vai funcionar de forma remota ao longo desta semana.

Fora dos gabinetes da capital federal, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indiciado pela Polícia Federal (PF) por corrupção, pulou arraiá com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Enquanto o senador Romário (PL-RJ) foi filmado amarrado em uma roleta temática, deputados do Nordeste foram até as bases eleitorais e transformaram as festividades em atos de pré-campanha para as eleições de outubro.

Indiciado no último dia 12 por supostos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, Juscelino passou o fim de semana visitando "arraiás" pelo Nordeste ao lado do chefe da Câmara dos Deputados, casa onde é deputado licenciado. Uma das festas foi na granja do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-AL), onde o ministro e Lira foram clicados ao lado dos deputados Elmar Nascimento (União-BA), Damião Feliciano (União-PB) e Romero Rodrigues (Podemos-PB), além do vice-governador da Paraíba Lucas Ribeiro (PP).

Elmar é um dos participantes da corrida pela sucessão de Lira no ano que vem. No mês passado, ele também usou uma festividade para fazer articulações políticas. O encontro, todavia, foi uma “churrascada” em Brasília, onde distribuiu acenos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao chamado “baixo clero” da Câmara.

Romário gira em roleta durante 'arraiá' particular

Com roupa típica da festividade nordestina, Romário organizou um arraiá na casa dele, no Rio, neste sábado, 22, como faz todos os anos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o senador do PL é visto girando em uma roleta de festa junina.

Quem também foi filmado em situações díspares da atividade política de Brasília foi o deputado Pedro Campos (PSB-PE). O deputado publicou um vídeo onde aparece dançando forró junto a uma gravação antiga do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pai do parlamentar que morreu em um acidente aéreo em 2014. “O amor pelo São João tá no sangue”, disse.

Pré-candidato a prefeito percorre festas para encontrar eleitores

Na Bahia, um pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, mais importante cidade do interior do Estado, decidiu aproveitar o recesso dado por Lira para fazer um tour pelos "arraiás" da cidade para pular fogueira com eleitores. O deputado Zé Neto (PT) criou nas suas redes sociais a #SãoJoãoComZéNeto, onde publica a sua participação nas festividades e aproveita para endossar promessas de campanha.

Em outra publicação, Zé Neto aparece em uma folia ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), principal aliado dele na corrida pelo Executivo de Feira de Santana. Na publicação, o parlamentar petista aparece distribuindo fotos e beijos a eleitores.

Sanção de projeto de lei vira propaganda petista

Com a chegada do dia de São João, comemorado nesta segunda-feira, 24, parlamentares da base do governo no Congresso aproveitaram para engajar a sanção de Lula ao projeto de lei que reconhece quadrilhas e festas juninas como manifestações da cultura nacional. Um dos políticos que destacaram a ação foi o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O senador Humberto Costa (PT-PE) compartilhou a notícia da sanção nas redes sociais e disse: “O Brasil tem um presidente que valoriza o Nordeste e a sua cultura”. O autor do projeto, porém, foi o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB), que não integra a base do governo.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso