Política
01/04/2020 16:08

Morto aos 29 anos por coronavírus vivia ascensão política em Embu das Artes, SP


Por Guilherme Amaro

São Paulo, 01/04/2020 - O novo coronavírus interrompeu a ascensão política do jovem Bruno Nascimento Leite, de 29 anos, a segunda vítima mais nova morta pela covid-19 no Brasil até o começo desta semana que se tem notícia. No dia 18, Leite acordou com febre e foi ao Pronto-Socorro Central de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, onde morava.

A saúde piorou e ele teve de ser transferido para o Hospital-Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), onde morreu neste domingo (29), vítima do novo coronavírus. De acordo com amigos, Leite não tinha qualquer comorbidade que o deixaria no grupo de risco do coronavírus. Também não se sabe onde ele possa ter contraído a doença.

O jovem era funcionário público municipal e amigo do prefeito Ney Santos (Republicanos), que lamentou a morte numa postagem no Facebook. "Deus recolheu o nosso amigo, ele foi descansar nos braços do Pai. Que o Espírito Santo console todos os amigos e familiares nesse momento de profunda dor e saudade", escreveu, na legenda da foto que tirou ao lado de Leite - não se sabe quando.

A ligação do funcionário público municipal com a política ocorreu por meio do assessor especial de Santos Renato Oliveira. Leite era cabeleireiro, virou funcionário público e trabalhava na Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação da prefeitura. Há dois anos, atuava na campanha da deputada Ely Santos (Republicanos), que é irmã do prefeito de Embu das Artes e se elegeu com quase 50 mil votos.

Leite puxava votos, principalmente, de eleitores do bairro Santo Antônio, onde era considerado um líder político. "Ele não era do ramo político, mas estava crescendo na função. Viu que tinha jeito para a coisa e se tornou um líder do bairro, bem ativista, defendendo ideias para a comunidade", afirmou o secretário de Governo do município, Jones Donizette, que esteve com o funcionário público dias antes de ele sentir os primeiros sintomas da enfermidade. "Foi tudo muito rápido", lamentou.

Leite foi enterrado nesta segunda-feira (30), deixou um filho de 8 anos e, até aquela data, era a segunda vítima mais nova a morrer da pandemia no País. A primeira foi o jovem Mauricio Kazuhiro Suzuki, de 26 anos, que morreu neste sábado (28) e também não possuía características que o pusessem no grupo de risco, de acordo com familiares e amigos.

Dos 201 que morreram por causa do coronavírus no Brasil, segundo números do Ministério da Saúde até esta terça-feira (31), 28 não apresentavam sintomas de nenhuma outra doença. Isso significa que não tinham comorbidade conhecida e morreram após contraír a covid-19, segundo o governo.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso