Política
27/07/2022 11:08

Eleições 2022: Lula: Brasil não precisa de teto gastos, precisa de governo com credibilidade


Por Giordanna Neves e Matheus de Souza

São Paulo, 27/07/2022 - O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou há pouco que o Brasil não precisa de um teto de gastos, mas de um governo que tenha credibilidade e previsibilidade, bandeiras que tem defendido em sua proposta de governo.

“Eu não preciso de lei de teto de gastos. Quando você faz uma lei de teto de gastos é porque você é irresponsável, porque você não confia em você, não confia no seu taco”, afirmou o ex-presidente durante entrevista ao UOL.

Segundo o petista, a âncora fiscal, criada pelo governo Michel Temer (MDB), foi idealizada para o sistema financeiro “garantir o seu ”. “Quem obrigou o governo a fazer o teto de gastos? Foi a Faria Lima? Foi o sistema financeiro que queria garantir o seu sem se importar que o povo tem direito a uma parte?”, enfatizou Lula.

O petista voltou a defender que educação, saúde, ciência e tecnologia não são gastos, mas investimentos. "Precisamos parar de discutir o quanto vamos gastar e temos que responder quanto custou a esse País não fazer as coisas na hora certa”, continuou.

Salário mínimo e PPI

Lula disse ainda que, se eleito, vai adotar a política de correção do salário mínimo pela inflação.

“Nós aumentamos o salário mínimo em 74% no meu governo e não houve aumento da inflação. Vamos continuar do mesmo jeito. A inflação será reposta para o salário mínimo, todo o trabalhador terá direito a reposições inflacionárias”, disse. “O PIB só tem interesse de crescer para distribuir a riqueza”.

O ex-presidente voltou a defender a revogação do Preço de Paridade Internacional (PPI) da Petrobras, uma política de preços implementada em 2016, ainda no governo Temer. O PPI tornou-se alvo de críticas de outros presidenciáveis, como Jair Bolsonaro (PL).

Contato: giordanna.neves@estadao.com; matheus.silva@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso