Política
15/06/2020 10:59

Bolsonaro diz a apoiadores que não trata de assunto individual e nem é agenciador de agenda


Por Emilly Behnke

Brasília, 15/06/2020 - O presidente Jair Bolsonaro ficou incomodado nesta segunda-feira (15) com os pedidos de apoiadores feitos no Palácio da Alvorada. Em uma breve conversa ao deixar a residência oficial - ao contrário da rotina de fotos e conversas - Bolsonaro anunciou que a conversa seria "mais rápido possível" em virtude da agenda cheia. Ao ouvir demanda de uma apoiadora para acionar o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para intermediar uma obra de infraestrutura, ele emendou: "minha senhora, se eu for tratar assunto individualmente do Brasil todo, eu vou ser prefeito, não presidente da República".

O chefe do Executivo destacou que são "milhares de projetos" em andamento no âmbito da pasta de Marinho. "Eu não posso ser um agenciador de agenda, um funcionário para achar agenda para todo mundo". A outro apoiador que falou sobre a situação de saúde do País e pedia uma abertura no ministério comandado interinamente por Eduardo Pazuello, Bolsonaro respondeu: "por favor, procure o Ministério da Saúde."

Impaciente, o presidente ameaçou parar com o hábito de cumprimentar os populares, ação que repete quase que diariamente na saída e chegada ao Alvorada. "Vou acabar não parando mais aqui. Me desculpem. São cinquenta pedidos por dia", enfatizou.

Bolsonaro ouviu ainda reclamações de uma apoiadora de São Paulo que alegou não ter conseguido visitar pontos turísticos de Brasília no último domingo pois "estava tudo fechado". A mulher também fez críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em resposta, Bolsonaro comentou que "foram 30 anos de destruição do Brasil" comparados a um ano de governo para "resolver" a situação do País.

Até os pedidos de fotos receberam hoje uma resposta contrariada de Bolsonaro. "Não pode aproximar". Bolsonaro novamente não usou máscara de proteção, contrariando decreto do Distrito Federal que obrigado a utilização do acessório.

Mudança
Na semana passada, contudo, a receptividade aos apoiadores foi outra por parte do presidente.

Na segunda-feira (8), o mandatário prometeu inclusive uma agenda no Ministério da Saúde para uma apoiadora que relatou ter a cura da covid-19. Segundo ela, o alho cru seria a resposta para a doença, que já provocou 433 mil mortes no mundo todo e ainda segue sendo estudada por cientistas.

Após ouvir o relato, Bolsonaro afirmou: "eu te arranjo amanhã para a senhora conversar lá, alguém para conversar com a senhora no Ministério da Saúde. Pode ser?", disse na ocasião.

Apesar de não ter agenda oficial pela manhã, o presidente chegou hoje por volta das 8h35 ao Palácio do Planalto, onde despacha diariamente. No período da tarde, Bolsonaro tem reuniões previstas com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Educação, Abraham Weintraub.

contato: emilly.behnke@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso