Política
29/09/2022 14:07

Eleições 2022: Campanha de Lula teme boicote contra eleitores e aumento na abstenção


Por Giordanna Neves

São Paulo, 29/09/2022 - A três dias eleições, a campanha do candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, está atenta para tentativas de boicote que podem ser adotadas em algumas cidades do País para aumentar a abstenção dos eleitores. Aliados ouvidos pelo Broadcast Político afirmam que há temor, por exemplo, que sejam proibidos o passe livre no transporte público e que ocorra uma redução no número de ônibus disponíveis para a população. A falta de mobilidade atinge, principalmente, os eleitores mais pobres, que votam no ex-presidente.

Em resposta a isso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha de Lula, ingressou ontem com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo à Corte que seja garantido a gratuidade no transporte público municipal e manutenção das frotas de ônibus das cidades de todo o Brasil durante a votação no próximo domingo (2).

No Rio de Janeiro, por exemplo, há um receio por parte da campanha que grupos da milícia proíbam as pessoas de irem até as seções eleitorais. Nesta manhã, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), que apoia a candidatura de Lula, foi às redes sociais anunciar gratuidade nos transportes por ônibus e BRT no domingo, de 6h às 20h.

“ATENÇÃO! Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio NÃO SERÁ COBRADO. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático, independente de quem você vota! Amanhã decreto meu regulamentará essa questão”, escreveu no Twitter.

Há algumas semanas Lula vem fortalecendo o discurso contra a abstenção, seja em comícios ou em entrevistas. No último sábado, aos apoiadores, o petista afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem como estratégia política esvaziar a ida às urnas.

“Deixa eu fazer apelo para vocês. Tudo o que o nosso principal adversário quer é que o povo não compareça para votar. O problema de a gente não votar é que, se a gente não votar, perde a autoridade moral de cobrar”, declarou o petista durante comício no Grajaú.

Contato: giordanna.neves@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso