Política
02/04/2020 12:09

Fitch: economia global deve contrair 1,9% em 2020, com recuperação apenas em 2021


Por André Marinho

São Paulo, 02/04/2020 - A Fitch Ratings prevê uma "profunda" recessão global em 2020, com o Produto Interno Bruto (PIB) mundial registrando contração de 1,9%. A projeção consta em relatório divulgado hoje pela agência de classificação de risco, que atualizou suas previsões para a economia em meio à pandemia de coronavírus.

Segundo o documento, o PIB da China deve crescer menos de 2% neste ano e o dos Estados Unidos deve cair 3,3%. As perspectivas são ainda piores para a Europa, onde a atividade econômico do Reino Unido deve encolher 3,9% e da zona do euro perder 4,2%.

"As previsões de queda no PIB global estão em linha com o observado durante a crise financeira (de 2008 e 2009), mas o impacto imediato na atividade e no emprego no primeiro semestre deste ano será pior", explica o economista-chefe da Fitch, Brian Coulton.

A análise estima que as medidas de quarentena, implementadas para conter o vírus, podem reduzir os PIBs dos EUA e da União Europeia entre 7% e 8% no segundo trimestre, entre 28% e 30% em termos anualizados. "Isso não tem precedentes em tempos de paz", destaca o relatório.

A Fitch acrescenta que, mesmo que a pandemia se enfraqueça no segundo trimestre, a economia só voltará aos níveis anteriores à recessão em 2021. "Gastos públicos mais altos podem desempenhar um papel importante para atenuar a queda na atividade, mas é improvável que benefícios mais amplos de políticas de estímulo sejam vistos antes do fim da crise", disse Coulton.

Contato: andre.marinho@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso