Agronegócios
28/06/2016 10:28

RTI: eleição nos EUA e Brexit ampliaram incertezas sobre quadro econômico e financeiro global


Brasília, 28/06/2016 - Apesar da data de corte do Relatório de Trimestral de Inflação (RTI) divulgado hoje pelo Banco Central (BC) ser 17 de junho, a autoridade monetária citou no documento que a decisão do Reino Unido em relação à União Europeia (Brexit) era um dos fatores que aumentaram a incerteza em relação ao cenário de econômico e financeiro global. Em votação histórica na última sexta-feira, os britânicos decidiram em referendo abandonar o bloco europeu, em um processo que deve durar até dois anos. A ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), publicada no dia 16, não havia feito qualquer menção ao Brexit.

O RTI de hoje também citou as eleições presidenciais nos Estados Unidos como um dos fatores geopolíticos que aumentaram essas incertezas, com desdobramentos sobre a volatilidade nos mercados financeiros. A eleição que escolherá o sucessor de Barack Obama está marcada para o dia 8 de novembro.

O relatório mudou ainda a avaliação sobre o cenário externo, de "complexo" para "desafiador". O BC reiterou a preocupação com a atividade de economias maduras, repetido a análise feita na última ata do Copom.

A autoridade destacou o cenário de incertezas em relação ao ritmo de crescimento de importantes áreas econômicas, em especial, a Área do Euro, Japão e China. Além disso, após registrarem resultados favoráveis no decorrer do primeiro trimestre do ano nos EUA, os indicadores de emprego arrefeceram nos meses seguintes, aumentando as incertezas em relação à retomada do ciclo de alta da taxa básica de juros. (Célia Froufe, Adriana Fernandes e Eduardo Rodrigues - celia.froufe@estadao.com; adriana.fernandes@estadao.com; e eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso