Agronegócios
28/06/2016 11:53

Ilan: cenário global é desafiador, vamos enfrentar volatilidade e choques


Brasília, 28/06/2016 - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, voltou a dizer acreditar que o cenário global é desafiador, conforme descrito no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) publicado hoje. Ele citou especialmente a decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia após referendo na última sexta-feira, no chamado "Brexit". "Acredito que o cenário global é desafiador. Vamos enfrentar volatilidade e choques ao longo dos próximos anos", afirmou.

Segundo ele, o Brexit terá implicações para a economia global, principalmente para o comércio e crescimento da atividade no mundo, com reflexos no Brasil. "Ainda não estão completamente mapeadas as consequências para o futuro, o que produz incertezas para frente com as quais vamos ter que conviver. Sabemos que é um impacto que deve reduzir de alguma forma o crescimento global e deve influenciar o crescimento no Brasil, mas não sabemos a magnitude", acrescentou.

Goldfajn reforçou que, caso seja necessário, o BC adotará medidas adequadas para o bom funcionamento do mercado financeiro no País. Ele lembrou que o Brasil tem condições para enfrentar essa volatilidade, como o saldo das reservas internacionais, o regime de câmbio flutuante e um sistema financeiro sólido e com baixa exposição internacional. "Acredito que impacto de curto prazo (do Brexit) está sendo contido, vamos observar impactos de médio e longo prazos no mundo e no Brasil", concluiu. (Célia Froufe, Adriana Fernandes e Eduardo Rodrigues- celia.froufe@estadao.com; adriana.fernandes@estadao.com; eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso