Economia & Mercados
21/10/2020 21:01

Captações: Fabricante de biodiesel Oleoplan e Uni.co pedem registro para IPO


Por Fabiana Holtz

São Paulo, 21/10/2020 - Mais duas empresas, a Oleoplan e a Uni.co, ingressaram nesta quarta-feira com pedido de registro de oferta pública de distribuição primaria e secundária de ações (IPO) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A oferta da líder em vendas de biodiesel do país pode ser uma das maiores listagens de empresas brasileiras na bolsa em 2020. Os documentos protocolados ainda não trazem detalhes da ofertas, por se tratarem de minuta.

A Oleoplan é a segunda maior companhia do país em capacidade instalada de produção de biodiesel, segundo dados da ANP, totalizando 936 milhões de litros/ano, e conta com duas unidades industriais de esmagamento de soja capazes de processar 4.500 toneladas por dia. Segundo a minuta do prospecto preliminar da oferta, a companhia "detém uma trajetória única de crescimento e liderança no mercado de biodiesel do Brasil, sendo que, desde 2011, figura entre os três maiores, e, desde 2014, está posicionada entre os dois maiores produtores, conforme dados da ANP".

Fundada pela família Boff, a Oleoplan atua na cadeia produtiva da soja há mais de 40 anos, além de ser pioneira na produção de biodiesel no Rio Grande do Sul. Segundo a minuta, a empresa consolidou-se como um dos principais players do setor do Brasil por meio de crescimento orgânico e aquisições estratégicas.

Os recursos provenientes da oferta primária da fabricante de biodiesel serão destinados para aquisição de participação na FASA América Latina Participações Societárias, construção de duas novas indústrias produtoras de biodiesel, uma em Rondônia e outra no Pará, construção de novos armazéns de recebimento de matéria prima, construção de duas plantas de refino de glicerina, aumento de capacidade das plantas atuais e capital de giro. São coordenadores da oferta o Itaú BBA, XP Investimentos, BTG Pactual, Bradesco BBI, UBS-BB, Citi e Banco ABC Brasil.

Uni.co

Dona das marcas Imaginarium, Puket e MinD, a Uni.co afirma que "seu modelo de negócio permite que cada uma de nossas 3 marcas encante e ofereça uma experiência diferenciada de compra para os mais de 1,8 milhão de clientes ativos devido ao nosso variado portfólio de produtos inovadores e criativos e ao atendimento diferenciado nos canais de vendas".

"Comercializamos e distribuímos nossos produtos em todo o território nacional com uma estratégia omnichannel. Nossos canais físicos incluem 445 franquias e mais de 2.800 pontos de vendas multimarcas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, e os canais digitais incluem nossos três websites próprios e nosso marketplace 'Nossos Crushes', além de outros marketplaces estratégicos", diz a empresa. Em 2019, as vendas da Uni.Co somaram mais de 8,1 milhões de produtos, gerando um sellout de R$ 542 milhões. No período de nove meses encerrado em 30 de setembro, a companhia vendeu aproximadamente 3,3 milhões de produtos, gerando um sellout de R$ 220 milhões.

No caso da Uni.co, os recursos provenientes da oferta primária serão destinados para amortização ou liquidação de dívidas, aquisição de novos negócios, investimentos em tecnologia e omnichanel e reforço de capital de giro. A XP Investimentos é a coordenadora líder da oferta.

Contato: fabiana.holtz@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso