Economia & Mercados
09/05/2023 11:26

Canadá expulsa diplomata chinês após ameaça a legislador conservador


Ottawa, 08/05/2023 - O Canadá expulsou nesta segunda-feira um diplomata chinês depois que membros do gabinete souberam que ele ordenou que as autoridades de Hong Kong monitorassem e possivelmente intimidassem os parentes do legislador conservador Michael Chong, que criticava o tratamento dado por Pequim à minoria muçulmana uigure.

A ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly, disse que Zhao Wei, do consulado-geral da China em Toronto, foi declarado "persona non grata". Uma autoridade canadense disse que Zhao agora tem cinco dias para deixar o país. "Não toleraremos nenhuma forma de interferência estrangeira em nossos assuntos internos", afirmou Joly.

A embaixada da China em Ottawa disse, em comunicado, que a expulsão foi "baseada em rumores da chamada interferência da China promovida por alguns políticos e pela mídia". A embaixada disse que condena a expulsão, apresentou um protesto formal e planeja introduzir medidas de retaliação.

A expulsão ocorre após meses de tumulto no governo liberal do Canadá sobre como tratar as alegações de interferência chinesa em seus assuntos domésticos. Fonte: Dow Jones Newswires
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso