Política
18/09/2019 10:46

Segov/Ramos: Risco zero de Bolsonaro não ir à reunião da ONU


Por Julia Lindner

Brasília, 18/09/2019 - O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, afirmou nesta quarta-feira que não há risco de o presidente Jair Bolsonaro cancelar sua viagem a Nova York, onde deve discursar na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no próximo dia 24. "Risco zero (de ele não ir)", disse o ministro ao Broadcast.

Ontem, porém, a informação de assessores do presidente era de que havia "risco pequeno" de a viagem ser cancelada. Bolsonaro teria manifestado uma pequena piora no quadro clínico na terça-feira, 17, segundo o mesmo assessor.

Segundo Ramos, o presidente deve cumprir uma agenda restrita, com menos compromissos do que inicialmente previsto. Antes de discursar na abertura na abertura da Assembleia Geral da ONU, Bolsonaro tem encontros previstos com o secretário-geral da instituição, António Guterres. Não há previsão de outros encontros bilaterais do presidente, mas a agenda pode ser alterada.

Uma avaliação médica marcada para sexta-feira, 20, será decisiva para saber se a viagem será mantida, segundo afirmou ontem o porta-voz da Presidência da República, general Otávio do Rêgo Barros. "Tudo indica, a recuperação do presidente é muito positiva, que ele (médico) dará a confirmação e nós embarcaremos", disse o porta-voz.

A reavaliação médica de Bolsonaro deve começar na manhã de sexta, no Hospital DF Star, em Brasília, por uma equipe comandada pelo médico Antonio Luiz Macedo - que operou o presidente na semana passada.

Comitiva

A comitiva de Bolsonaro partirá de Brasília para Nova York às 20h do próximo dia 23. O retorno ao Brasil será no dia 25, com escala em Dallas, no Texas, onde Bolsonaro também tem agendado encontro com empresários do setor de tecnologia. O Planalto não confirma quais ministros devem acompanhar Bolsonaro.

Uma delegação mais ampla do Brasil, mas sem o presidente, deve participar de 17 a 27 de setembro das atividades na ONU.

Contato: julia.lindner@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso