Política
29/06/2022 14:16

Eleições 2022: Executiva Nacional do MDB fecha apoio ao PSDB e ao Cidadania no RS


Por Uesley Durães, especial para o Broadcast Político

São Paulo, 29/06/2022 - A Executiva Nacional do MDB aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira, 29, uma aliança com o PSDB e o Cidadania no Rio Grande do Sul. De acordo com o MDB, essa união é “fundamental para o projeto em torno de Simone Tebet”. O Estado passa por um impasse, já que o MDB resistia à possibilidade de apoiar a pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB) ao governo.

Com a reunião desta quarta, o MDB sinaliza sair de cena e deixar de lado o lançamento do deputado estadual Gabriel Souza para o governo. O deputado, por sua vez, comentou: “Informo que não participei da reunião da Comissão Executiva do @MDB_Nacional realizada nesta manhã”, dando indícios que não concorda com a decisão nacional. Ainda no Twitter, o deputado complementou: “Acredito que o RS precisa de novos nomes e ideias para um amplo projeto de desenvolvimento”.

Com a decisão, o MDB pode deixar de lado o histórico de candidaturas no Estado. Desde a redemocratização, dos dez governadores eleitos, quatro foram do MDB.

A decisão vem como um respiro para a campanha de Simone Tebet, que, recentemente, ficou no meio de uma troca de fogo no Rio Grande do Sul. Acontece que o Diretório Estadual do MDB estava num impasse em apoiar a pré-candidatura de Leite. Isso causou desconforto interno, e os tucanos chegaram a ameaçar a retirada do apoio a Simonte no âmbito nacional, caso os emedebistas não recuassem.

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, já fez uma menção em hashtag no Twitter comentando “#SimoneSIM”, apontando uma possível tranquilidade em terras gaúchas.

Contato: uesley.duraes@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso